Com tanta variedade de materiais, como escolher o ideal pra você?
Uma das perguntas mais feitas por clientes e seguidores no Instagram é essa: qual o melhor piso? Mas não existe uma resposta definitiva. Cada caso é um caso. A verdade é que o piso ideal varia de acordo com a função, orçamento e tempo que você tem.
Laminados e Vinílicos
Pisos como laminado e vinílico tem uma instalação muito rápida. Se o piso original do espaço está em bom estado, então nem há necessidade de removê-lo para que o novo seja instalado. Existem ainda dois tipos de instalação: colado e encaixado. Ambas super rápidas.
Claro, se for necessário remover o piso original, então vai demorar um pouco mais, mas de qualquer forma, o piso vai estar pronto em poucas horas.
As diferenças entre eles é em relação a durabilidade e manutenção. O laminado é um revestimento que não pode, em hipótese nenhuma, ser molhado. Molhou, secou. A água pode infiltrar no material, fazendo ele estufar e descolar. Também é um piso que faz mais barulho ao pisar e é mais liso. Dessa forma, não é recomendado para áreas molhadas como cozinhas, varandas, área de serviço ou banheiros, e também para quem tem crianças ou pets em casa, pois escorregam com mais facilidade. A grande vantagem do laminado é o seu acabamento e sofisticação, sendo um piso muito recomendado para escritórios e locais de pouco tráfego de pessoas, que quer ficar bem elegante.
Já o vinílico tem mais resistência a umidade, mas mesmo assim não pode ser molhado. Então, evitar nas mesmas áreas que falei sobre o laminado. Ele tem um pouco mais de conforto acústico em relação ao laminado também, e apresenta maior variedade de estampas e cores do que o laminado.
Porcelanato
O chuchuzinho mais querido de todos da atualidade. São peças maiores, com acabamento mais refinado, com uma grande variedade de aderência, podendo ser aplicado nos mais diversos ambientes.
O porcelanato também tem um acabamento das bordas mais refinado, não necessitando de espaços tão grandes entre os rejuntes, deixando o espaço muito mais elegante.
Piso cerâmico
O piso mais clássico e encontrado nas casas das famílias brasileiras. Ele é bem resistente, também podendo ser aplicado nos mais diversos cômodos. Não tem um acabamento tão refinado quanto o porcelanato, mas hoje em dia existem alguns que aceitam rejuntes menores. A escolha entre esse e o porcelanato vai ser de acordo com a estética ou o orçamento do projeto.
Cimento queimado
Esse é, particularmente, meu xodózinho. Minha avó tinha um piso assim na casa dela, todo pintado de vermelho. Quando eu era criança achava super diferente, amava ir lá e ver aquele piso. Ok, se fosse hoje em dia eu não ia querer vermelho, mas era tão diferente!!! Ai um belo dia, cheguei lá, e tinham reformado, colocado um piso cerâmico bem comum. Acabou a magia.
Mas reparei que na cidade onde ela mora, no interior de Minas Gerais, esse era o piso predominante. E maravilhoso, pois não tinha rejunte nenhum! Mas sabe como é, achavam que o cerâmico que era o moderno, o certo, pois era o que estava sendo usado na cidade grande, e não valorizaram o cimento queimado. Então, com o tempo, as pessoas foram tirando o cimento queimado e colocando o cerâmico ou porcelanato.
Porém, o mundo dá voltas, e ele está de volta no mercado, com as mais diversas cores e acabamentos! Podendo ser aplicado não só em pisos, mas dando acabamento em paredes, portas, teto, marcenaria...onde a imaginação mandar!
Mas, como falei do tempo, é um piso que leva 15 dias para secar. Então a obra com piso em cimento queimado tem que ser muito bem planejada. É um piso que vai demandar uma mão de obra especializada, mas se quiser aplicar na parede, dá pra fazer você mesmo, é muito fácil! O resultado fica lindo! E sem rejunte!
Uma marca que eu conheci e gosto muito é a Decor Collors. Aqui em Vila Velha tive a oportunidade de conhece-la na loja Decc Finish. O catálogo deles é sensacional, com diversos tons neutros como beges e cinzas, mas também em diversas cores, para agradar e se encaixar em qualquer projeto!
E ai, me conta, qual seria o piso ideal para o seu projeto?
Comentários