top of page
  • Foto do escritorLívia Salzani

Como não matar suas plantas

É iniciante no cultivo de plantas dentro e fora de casa? Siga essas dicas de sobrevivência



Hoje eu tenho várias plantas em casa, e muita gente acha que eu tenho um talento natural e "dedo verde". Mas a verdade é que eu já perdi várias plantas por inexperiência, mas fui pesquisanto e insistindo, e hoje me arrisco até em podas.


Como Arquiteta e Urbanista, tive a matéria de Paisagismo na faculdade, que basicamente ensinou conceitos importante para composicão de jardins, praças e parques. Insolacão, precipitacão, diferentes solos e substratos foram alguns deles. Mas como é quando a planta está dentro de casa? Isso eu tive que aprender na marra mesmo.


Primeiramente, esses princípios de insolação, rega e substratos são importantes para as plantinhas de dentro de casa também. Insolação é sobre o quanto de sol ela precisa, rega o quanto de água e substrato é o tipo de solo, pois tem plantas que vão gostar de solos com mais areia, ou com mais materia orgânica, ou até solo nenhum.


O ideal para que a planta sobreviva e se desenvolva de forma saudável, é ela ser adequada para o local onde você vive. Não adianta comprar uma planta que precisa de 8h diárias de sol se você nem tem uma varanda. Antes de cada compra, tem que ter uma pesquisa.


E sim, eu perdi muitas plantas compradas no impulso pois eu pensei que ia aprender e dar um jeito. Mas não existe "dar um jeito" com a natureza.



 


1. Dá um Google


Muitas vezes, nas lojas de plantas, a gente acaba perguntando para as vendedoras sobre a planta, e muitas delas as vezes não sabem responder. Não é culpa da moça, ela é uma vendedora, não uma botânica, e tem umas duzentas espécies ali. Uma ferramenta que vem me ajudando é o Google Lens, com ele você pesquisa por foto. Tem sido muito seguro mesmo em me ajudar a escolher as melhores plantas para meu apartamento, e descobrir o nome de plantas que eu vejo por ai (alguns observam pássaros, eu observo árvores).





Na primeira imagem, eu só apontei a câmera para a minha planta, pegando só as folhas, nada do tronco. E após a pesquisa ele mostrou ali as Rosas do Deserto. Mesmo sem flores s tronco, identificou a espécie.


2. Não troque de vaso tão rápido


Você viu a planta na loja, viu no Google Lens que ela é própria pra iluminação que você tem em casa e que você vai conseguir lembrar de regar ela na frequência apropriada. Ótimo. O próximo passo é trocar de vaso e substrato, mas não assim que chega em casa.


Primeiro, as plantas na loja são uma mercadoria, e por isso quem vende faz o mínimo possível para manter a planta viva e bonita. Muitas vezes eu comprei plantas cujos vasos eu tive que cortar pra tirar ela dali, pois estava estourando com o crescimento das raízes, além de trocar o substrato (solo) para um que fosse mais apropriado ao desenvolvimento da planta.


Mas não é legal fazer isso assim que ela chega na sua casa. Ela já vai ter um choque com a nova iluminação e ventilação, e é bom deixar uma semaninha pelo menos para se adaptar as novas condições. Ai você vai descobrir qual é a próxima Lua Minguante e plantar ela, e ai vamos pro item 3.


O termo para tirar a planta de um vaso e por no outro é transplantar, caso queira pesquisar mais sobre isso.


3. A Lua faz diferença sim


E as estações. Eu testei e posso provar.


Ao plantar na Lua Minguante, os nutrientes estão mais concentrados nas raizes, e por isso o processo de enraizar em um novo substrato vai ser mais fácil. Adubar na Lua Minguante também é bom.


Podas na Lua Crescente e na estação certa para cada planta. No caso, eu podei a minha Rosa do Deserto numa Lua Crescente na Primavera e tive um resultado muito melhor do que só podar após perder as flores.







Nas imagens acima: 1. planta perdeu as flores e está prestes a ser podada, em Abril de 2022. 2. após a poda. 3. em Março de 2023, pouco cresceu com a poda. 4. planta hoje (16/01/2024) após ser podada na Primavera de 2023 em uma Lua Minguante, todos os galhos crescerram muito mais, a expectativa é ter mais flores em Fevereiro/Março de 24.


4. Observe a planta, ela se comunica


Isso é uma coisa importante para o dia-a-dia. As informações que você encontra na internet são um start importante para cuidar da planta, mas assim como nós seres humanos somos da mesma espécie e cada um tem suas particularidades, as plantas também.


Por exemplo, meu primeiro Mini Lírio da Paz morreu pois na internet eu li que tinha que regar só uma vez por semana. Ignorei todos os sinais que ele estava me dando de que precisava de água. Eu regava no final da semana (seguindo o site), e ela ficava melhor, mas nunca tão bem quanto como o dia que chegou aqui em casa. E morreu.


Na minha segunda tentativa em ter um Mini Lírio da Paz eu já percebi que, se a planta ia murchando, eu dava logo um copo de água. Em poucas horas estava em pé como nova, e está viva e bem até hoje, já tem 4 anos comigo.


Outro sinal que aprendia reconhecer, é da minha Rosa do Deserto. Se está precisando de muita água, ela emagrece. O nome científico dela é Adenium obesum , de obesidade mesmo, pois o tronco dela acumula muita água e ganha volume, e na falta vai perdendo. Então, meu sinal PARA ELA é esse, planta emagreceu. Mesmo problema do Mini Lírio da Paz, sinal diferente.


Existem vários sinais de socorro que cada espécie de planta dá, para cada tipo de problema. E para isso eu uso, novamente, o Google Lens. Folha murcha, amarela, com manchas, queimada, tronco seco, insetos voando por perto, pragas...tudo, abosolutamente tudo, eu pesquiso no Google Lens, ele me dá as instruções e eu sigo.



 

Bom, essas foram as minhas dicas não profissionais, afinal de contas eu sou arquiteta e não botânica, ok? Amo plantas e como você eu estou sempre atrás de conteúdo e aprendendo sobre cada planta que eu quero e posso ter dentro da minha realidade de apartamento sem varanda. Eu gosto muito do conteúdo da Carol Costa do Minhas Plantas e para Rosa do Deserto eu sigo o TikTok Amo Rosa do Deserto. Lá não tem dancinha, só conteúdo bom.


Espero que essas dicas ajudem. Até a próxima!

8 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page